Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sábado, 2 de abril de 2011

Ministro Lobão participa de lançamento de obras em Imperatriz

Ministro Lobão e Prefeito Madeira
O Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, convidou o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para dar início as obras de drenagem e pavimentação de Ruas no Jardim São Luis, aonde esteve na manhã de hoje(02). A verba para aquela obra, mais de R$1 milhão,  foi alocada por Lobão, quando ainda Senador. 

O Ministro está na cidade desde ontem a noite e o prefeito, juntamente com os vereadores de Imperatriz, recepcionaram  Lobão, e os acompanhou no apartamento de do empresário Hassem Yussuff, aonde também esteve o empresário e ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques. E na manhã desse sábado uma grande comitiva acompanhou o Ministro Lobão e o Prefeito Madeira,  no início das obras no referido bairro.

Hassem, Madeira e Lobão (de costas)
O Prefeito Madeira, em discurso feito no local de início da obras, hoje de manhã,  disse : "Eu quero agredecer ao Ministro, à Governadora, através do seu representante, Sérgio Macedo. E quero aqui abrir um parenteses, para dizer o quanto ele (Sérgio Macedo) tem ajudado Imperatriz, nos bastidores. Principalmente depois de uma eleição dessa, onde a Governadora teve uma votação que não foi a que ela esperava, o normal era isolar quem não foi aliado, e o Sérgio é o nosso contato, é de Imperatriz, ama a cidade, e ele é quem tem conseguido fazer esse canal, inclusive marcou uma audiência em janeiro, onde nós fomos lá e a Governadora disse 'eu já esqueci a leição, eu ganhei a eleição e Imperatriz pode fazer os projetos'. Essa obra específica, ela é o fruto de muitas mãos. Primeiro da câmara de vereadores, através do presidente (Hamilton Miranda) que falou com o seu amigo Hassem, que falou com o Ministro Lobão, que ele (Lobão) podia colocar esse milhão em qualquer lugar do Maranhão e pelo pedido dos vereadores, capitaniado pelo Hamilton, ele (Lobão) concordou que fosse colocado em Imperatriz e aí nós combinamos junto com a câmara, decidimos que ficaria aqui (Jd São Luis). E agradecer à governadora, porque ela poderia dizer - 'não, para Imperatriz eu não vou liberar' - e ela nunca disse isso, pelo contrário, ela liberou a verba que já está aí, já depoistada à bastante tempo e agora, a obra se inicia e vai ajudar a população de Imperatriz".

Veja mais fotos da visita do Ministro Edison Lobão à cidade de Imperatriz, por onde ele passa reguiarmente:

Pastor Raul Cavalcante ora em favor das autoridades
Empresário Ildom Marques(2º da esquerda p direitta) e Vereadores de Imperatriz

Ao centro Ministro Edison Lobão

Ministro Lobão no lançamento de obras em Imperatriz


Prefeito Madeira e Ministro Lobão

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Trânsito de Imperatriz - manual de sobrevivência

O trânsito de Imperatriz do Maranhão continua vitimando pessoas por conta dos descuido e  imprudência de condutores e pedestres, mas, também, por  falta de fiscalização e de investimento de conscientização por parte da Prefeitura Municipal.







Hoje (01), por volta das 16h,  mais um acidente no cruzamento da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa e Rua Pará. Segundo populares que presenciaram o ocorrido, uma mulher que pilotava a moto, descendo a Dorgival, foi colhida por um carro, que vinha da Pará e cruzou a Avenida.

Acionado o SAMU, a vítima foi socorrida e levada para o hospital.






O certo é que a gente anda pela cidade e dificilmente, se depara com os guardas de trânsito da Setran - Secretaria de Trânsito de Imperatriz, até porque, o quadro de funcionários, como bem sabemos é mínimo, enquanto o volume de veículos na cidade é cada vez maximizado.

O resultado? Está aí nas imagens que fiz do referido acidente.

Retrato que se repete em vários cruzamentos, diariamente, em nosso município.









Se continuar assim, em breve, alguém vai ter que lançar o Manual de sobrevivência no trânsito de Imperatriz.




E não me venham com essa de que em qualquer lugar é assim. Não podemos fazer do nosso município um "qualquer lugar".






Se não cuidar agora, o que será quando os Shopping Centers e as grandes empresas que estão instalando-se na cidade e atraindo mais gente para cá,  estiverem funcionando?

Não quero nem imaginar! Mas, infelizmente, imagino!



Ou se coloca agentes de trânsito nas principais vias e cruzamentos da cidade ou será preciso colocar carros da 192 nesses pontos.

Exagero? Pergunte para as vítimas e seus familiares!

Imperatriz: veja os empreendimentos e as vagas

Da direita para esquerda: José Antônio Heluy; o presidente 
do Sindicato dos  Trabalhadores da Construção Civil,
Washington Souza; coordenadora do Sine de Imperatriz,
Lurdinha Pereira;  e Luciano Albuquerque, 
do Grupo Atacadão
A cidade de Imperatriz vive um momento de euforia no mercado de trabalho. Tudo por conta de novos empreendimentos que estão chegando à região e aumentaram substancialmente a expectativa real por novos postos de trabalho no município. 

Dentre os projetos mais imediatos, estão a instalação de mais uma unidade do mercado Atacadão, do Grupo Carrefour, que faz um misto de vendas no atacado e no varejo. A loja, que já tem uma unidade em São Luís, vem fortalecendo sua rede no Nordeste e tem encarado Imperatriz como uma promissora fronteira de expansão comercial. 

“A experiências das lojas de grandes cidades do interior do Nordeste são muito boas, com tradição de lucratividade superior às lojas das capitais”, explicou Luciano Albuquerque, coordenador de RH do grupo. “Estamos apostando alto nesta unidade de Imperatriz e temos certeza que será mais uma loja de sucesso”, completou. 

A intermediação das vagas oferecidas pelo empreendimento está sendo feita pelo Sine, conforme definido em reunião realizada na sexta-feira (21) com o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy; a coordenadora do serviço em Imperatriz, Lurdinha Pereira; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Washington Souza.  

O projeto cria 350 vagas de emprego direto e cerca de 500 indiretos, dentre fornecedores de serviços, como vigilância e limpeza, e ainda promotores de venda e representantes comerciais.

Construção Civil 

As empresas responsáveis pela construção da fábrica de celulose e papel da Suzano já começam a se movimentar para a contratação de trabalhadores para as obras iniciais do projeto. 

“Antes da obra em si, será necessário construir uma infraestrutura para a área, como o canteiro de obras, o refeitório dos trabalhadores, os escritórios da obra”, assegura o secretário de Trabalho. “E para tudo isso, já entramos em negociação com as construtoras responsáveis para que a intermediação dessas vagas seja feita pelo Sine aqui em Imperatriz”, garantiu José Antônio. 

As vagas oferecidas para essa etapa do projeto são para pedreiro, carpinteiro, armador, engenheiro de segurança do trabalho, analista de RH e auxiliar de escritório. Mais informações sobre as vagas, o trabalhador pode se dirigir ao Sine, que fica na Rua Maranhão, Centro. O contato (99) 3525 3317.

Fonte: Setres-MA   

quinta-feira, 31 de março de 2011

Saiba economizar na compra de medicamentos


Deu no A Tarde Online - Cerca de 20 mil medicamentos vão  ficar até 6% mais caros a partir desta quinta-feira, 31. O reajuste, que vai variar entre 3,54% e 6,01%, baseado no acumulado do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de março de 2010 a fevereiro de 2011, foi anunciado no início do mês passado pela Câmara de Regulação do Mercado do Medicamento (Cmed).

O percentual máximo é o maior reajuste desde 2006 e os novos preços terão que ser mantidos até 2012. Mas o consumidor ainda encontra opções para não “adoecer” o bolso, especialmente aqueles que precisam tomar remédios de forma contínua.

Nas Farmácias Populares do Brasil, onde o consumidor encontra mais de 100 medicamentos considerados essenciais na atenção básica, como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, além de métodos contraceptivos, o desconto pode chegar a 90% e, em alguns casos, os remédios saem até de graça.

A empregada doméstica Maria do Carmo Viana, de 50 anos, toma três medicamentos diariamente para controlar a pressão. Dois deles são encontrados gratuitamente na rede do governo federal e o outro ela adquire no mesmo lugar por R$ 4,62.

“Já estava há uma semana sem dormir direito porque não estava tomando o remédio. Não estava encontrando em lugar nenhum”, disse ela, que saiu na quarta, 30, de uma farmácia popular com todos os medicamentos que precisava.

Cartões fidelidade, compra direta da indústria e genéricos são algumas das opções que podem tornar bem mais leve o custo dos remédios no final do mês. Pesquisar os preços entre as farmácias e os produtos oferecidos também são formas de economizar.

Confira dicas para fugir do aumento
 
Farmácias Populares  - Rede apresenta descontos de até  90% em mais de 100 medicamentos por conta de subsídios do Ministério da Saúde. Remédios para tratamento de hipertensão  e diabetes podem ser adquiridos de graça

Genéricos - São medicamentos que têm as mesmas características e efeitos do produto de marca. Podem resultar numa economia média de até 60%. Pode ser comprado  em qualquer farmácia privada

Laboratórios - Parte dos laboratórios possui programas que dão descontos para pacientes que fazem uso de medicamentos de uso contínuo. Descontos chegam a 50% do preço original

Cartão Fidelidade - Algumas redes de farmácia possuem programas para fidelizar o cliente, dando descontos que podem chegar a 30% do preço original do medicamento


Fonte: A Tarde Online

quarta-feira, 30 de março de 2011

Serra Pelada: Ontem e Hoje

Garimpeiros reunidos na boca do Tunel da Nova Serra Pelada
Eu conheço a Serra Pelada por suas histórias e pelos registros e documentos da época do garimpo feito manualmente. Entretanto, tive o prazer de pisar aquele chão neste último final de semana e conheci algo completamente diferente daquela imagem que eu tinha do  que foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo

Quando se fala em Serra Pelada a imagem que está na mente da maioria de nós é a daquele formigueiro humano, num trabalho desumano que enriqueceu a poucos, frustrou a muitos e alimenta o sonho de outros que aguardam, até hoje, o resultado de tanto esforço. O retrato da Antiga Serra pelada é este:




No entanto, a  Serra Pelada acima,  não existe mais. A Nova Serra Pelada surge num momento novo, com novas perspectivas. Um planejamento totalmente mecanizado e uma organização e uma parceria feita entre a Coomigasp, Cooperativa que agrega 36.633 sócios e a empresa canadense, Colossus. O retrato da Nova Serra Pelada é este:




O certo é que os garimpeiros do primeiro video, envelheceram e alguns já até morreram. Mas, a esperança não morreu jamais. E no último domingo(27) o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, esteve na Nova Serra Pelada e diante de mais de 30 mil garimpeiros ligados à Coomigasp, entregou o último documento que faltava para dar início à escavação e produção de ouro na Nova Serra Pelada. A promessa é de que até novembro de 2011, as máquinas já estarão extraindo ouro e fazendo do sonho a realidade tão esperada pela família garimpeira. Que seja assim!