Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sábado, 20 de novembro de 2010

Jornalismo da FM Terra vai "dar um tempo"

Estou aqui para agradecer o apoio e o carinho de todos os que me acompanham e acreditam em meu trabalho jornalístico aqui em nossa cidade de Imperatriz, na Região Tocantina e em todo o Estado do Maranhão. Eu havia decidido não mais voltar para a mídia radiofônica ou televisiva, desde que saí em novembro de 2009 da televisão. Entretanto, a insitência dos que me acompanham e a cobrança para que eu  retornasse e continuasse a ser interlocutor das questões do nosso povo diante das câmeras e dos microfones, me levaram a repensar a questão e a aceitar o convite que a Direção da Rádio FM Terra me fez, em agosto desse ano. 

A proposta era interessante, pois, uma rádio essencialmente voltada para o musical, abria espaço e a perspectiva de um trabalho jornalístico e social em sua grade de programação, com o Terra Notícias (informativo de hora-em-hora) e o Terra Comunidade (programa de entrevista e debate semanal, com duas horas de duração).

Em três meses, avalio pelo que tenho ouvido nas ruas dos ouvintes, pela crítica de plantão, pelos políticos e profissionais da área, que estávamos no rumo certo, pois, a implantação do jornalismo vinha sendo feita criteriosamente, sem afetar e desrespeitar os ouvintes da FM Terra, seu maior patrimônio.

Quero agradecer a confiança e a liberdade de trabalho que os meus amigos Doni, Marcos e Fausto me deram para dirigir e apresentar o noticioso da rádio;  ao amigo Jan por acreditar e pelo apoio no dia-a-dia; ao Zé Filho, de  quem me aproximei mais nesses dias juntos, compartilhando o mesmo espaço e muitas idéias no estúdio; ao Amaral, que me ajudou quando precisei lá na mesa de áudio; ao Reginaldo, o eterno apaixonado da Terra; ao Arildo, a melhor voz de comerciais e locução  do Maranhão;  ao Toni, sempre antenado nos links da radio; Mi, que me emprestou um pouco de ar e luz por certo tempo; ao Carvalho, a quem coube a árdua tarefa de ter uma última conversa comigo;  Clébia, pela simplicidade; Henrique, pela presteza na edição de aúdio; Zezu, pelo esforço demonstrado; à Lubiana, em nome de quem abraço o eficiente Departamento de Vendas da emissora; à Camila, que me ajudou muito nas ligações telefônicas e encaminhamento de pessoal pro jornalismo e à Sebá, pela fé, as orações e o cafezinho gostoso de todo o dia.

Acho que não esqueci de ninguém. Mas, se por acaso, assim o fiz, corrijo nas próximas postagens. Prometo.

Claro, não poderia deixar de agradecer a todos os meus convidados ilustres. Ninguém foi mais ilustre que ninguém. Por isso, agradeço igualmente, a prontidão de cada um, em atender o meu convite para  estar comigo no estúdio da emissora. Pois, afinal, levantar às 6h para estar às  7h da manhã de um sábado, em um programa, só tendo muita consideração, mesmo. Obrigado, pessoal.


Como já devem ter percebido, essa é uma despedida. A direção da FM Terra resolveu "dar um tempo" na programação jornalística da rádio. Fui chamado e me comunicaram a decisão. A mim, cabe apenas, acatar. Vamos ficar juntos ainda, até o final desse mês de novembro. Mas, de repente, a gente se vê ou se ouve noutra emissora de Rádio ou Tv.

Afinal, "a fila anda". Eu tô nela! Valeu, meu povo.

CLINTON E LULA: A MÚSICA DOS PRESIDENTES

FINAL DE SEMANA E EU RESOLVI POSTAR AQUI, UM VIDEO EM QUE VOCÊ PODERÁ APRECIAR MÚSICAS EXECUTADAS POR DOIS PRESIDENTES: BILL CLINTON (EX-) E LUIS INÁCIO LULA DA SILVA (QUASE EX-) EM SUAS HORAS VAGAS. 

OUÇA, CURTA, CHORE E SE EMOCIONE! E SE AINDA TIVER CONDIÇÕES EMOCIONAIS...DEIXE O SEU COMENTÁRIO. BOM FINAL DE SEMANA.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

VERBA DESTINADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE AO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ DEVE SER DESBLOQUEADA PELA JUSTIÇA


O valor de 7 mil reais da conta de verba destinada pelo Ministério da Saúde ao município de Imperatriz deve ser desbloqueado pela justiça. A quantia estava indisponível para garantir que caso a internação de uma criança de 8 meses numa UTI não fosse possível em algum dos hospitais da rede pública, esta se desse em um particular.

A decisão foi unânime dos desembargadores Cleones Cunha (presidente), Lourival Serejo e Marcelo Carvalho, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), reunidos na manhã desta quinta-feira, 18.

Quando concedeu a liminar de internação da menor M. G. dos S. L, o juiz Delvan Tavares (Vara da Infância e Juventude de Imperatriz) justificou o pedido para o bloqueio do valor, alegando que ao Estado cabe o dever de garantir o tratamento de saúde daqueles que dele necessitam.

Caso não houvesse vagas em um de seus hospitais, deveria arcar com a despesa deste tratamento em hospital particular. Em parecer, o Ministério Público (MP), autor do processo, opinou pelo bloqueio como forma de obrigar o Município a obedecer à justiça quanto à imediata internação da paciente.

O desembargador Lourival Serejo, relator do recurso proposto pelo Município, avaliou que o bloqueio é uma medida extrema e só deve ser tomada quando não há cumprimento da ordem, o que neste caso não ocorreu. Portanto, votou pelo desbloqueio, mantendo no restante a decisão do juízo de 1º grau, que era de imediata internação da criança (num prazo de 2 horas) e multa de 1 (hum) mil reais por dia de descumprimento.

JOÃO LISBOA – A criança, natural de João Lisboa, cidade distante 12 km de Imperatriz, tinha apenas 8 meses quando este fato aconteceu em maio de 2010. Uma conselheira tutelar procurou o Ministério Público para comunicar que M. dos S. estava internada no Socorrinho de Imperatriz, necessitando ser removida para um UTI com urgência por apresentar sérios problemas de saúde.

Como a rede de hospitais dizia não ter vagas disponíveis, o MP propôs a ação cautelar (que tem caráter de urgência, por se tratar de proteção à vida). O juiz de imediato apreciou o pedido, deferindo-o.

(Da Ascom / TJ-MA)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CHÁ DE SUCUPIRA NA GLOBO! PROFESSOR FRAZÃO, CADÊ VOCÊ?

QUERO SABER A OPINIÃO DO PROFESSOR FRAZÃO QUE, ALIÁS,  SERVIU DE BODE EXPIATÓRIO E FOI ESCULHAMBADO PELO DR. DRÁUZIO VARELA NA SÉRIE " SERVE PRA QUE?", VEICULADO RECENTEMENTE, NO FANTÁSTICO, DA REDE GLOBO.

ALIÁS, NEM SEI PARA QUE O DR. DRÁUZIO, VEIO TÃO LONGE PARA FAZER SUAS DENÚNCIAS E REPORTAGENS. PODERIA TER INVESTIGADO E RECUPERADO OS VT'S DA PRÓPRIA GLOBO QUE TANTO DIVULGOU A FITOTERAPIA COMO SOLUÇÃO PARA TANTOS MALES. 

OLHA AQUI, DONA ANA MARIA BRAGA, NO "MAIS VOCÊ",  DANDO UMA RECEITAZINHA DE CHÁ DE SUCUPIRA - ALIÁS, INSPIRADA NOUTRO PROGRAMA TAMBÉM, DA GLOBO, COM O JÔ SOARES.

PROFESSOR FRAZÃO, CADÊ VOCÊ? 




segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CONCURSO MUSICAL DA CAIXA - BANDA DK6, DE IMPERATRIZ, ESTÁ NA SEMIFINAL.



A Banda DK6, formada em imperatriz, está na fase semifinal do Concurso Musical e Cultural “Vem Pro Novo” – promovido pela Caixa Econômica Federal.

O grupo formado desde 2002, com músicos pertencentes a igrejas cristãs de Imperatriz, entrou para o concurso da Caixa, onde se inscrevaram mais de 800 bandas de todo o Brasil, com os mais variados gêneros musicais. 

Para a a formação da banca de jurados a Caixa convidou um grupo de músicos e produtores de renome nacional e internacional. A ele coube selecionar as bandas para a 2ª Fase do concurso.  Das  mais de 800 bandas inscritas, foram selecionadas apenas, 50 para a Segunda Fase. E a Banda DK6, foi uma das promovidas para a fase seguinte.

As 50 bandas escolhidas, então,  passariam  pelo crivo e aprovação  do público.   Videos com músicas da banda foram postadas na página do concurso: www.vempronovo.com.br e os internautas votariam e escolheriam as 25 melhores bandas. Mais uma vez a Banda DK6, foi uma das favoritas, conquistando lugar na 3ª fase e Penúltima Fase do Concurso.

A tarefa seguinte, coube ao público, mais uma vez. Os internautas escolheram músicos e intépretes nacional e internacional para que  as bandas fizessem o “Cover”, demonstrando o potencial de criatividade e talento. 

Coube ao DK6 o desafio de  interpretar  e fazer o “cover” de Cazuza –  A banda de Imperatriz, trabalhou a música “Codinome beija-flor”, que está agora, postada em video no   site do concurso para nesta semifinal, ser votada e escolhida as 5 melhores novas bandas do Brasil. Dessas, será escolhida pela comissão julgadora, a Campeã do Concurso da Caixa.

Quem desejar  apoiar a Banda DK6 e votar no grupo de jovens talentos de Imperatriz, nesse concurso nacional, é só CLICAR AQUI. 

Pode votar quantas vezes quiser.

Divulgue o link de votação e vamos colocar a Banda DK6 na final.